h1

Amada e Estimada por Jesus: A Verdadeira Auto-estima

março 8, 2013

FLORES

Uma característica que traz consigo uma série de outras características é a auto-estima saudável, pois quando nos aceitamos da maneira como somos, transmitimos aos que nos cercam: confiança, segurança e contentamento.

A definição de Auto-estima segundo o dicionário Priberam é:
“Apreço ou valorização que uma pessoa confere a si própria, permitindo-lhe ter confiança nos próprios atos e pensamentos.”

Uma pessoa com baixa auto-estima geralmente sente dificuldades em se relacionar, em tomar decisões simples do dia-a-dia, para se amar e, conseqüentemente, em amar o próximo.

As causas da baixa auto-estima geralmente são: rejeição, ausência de afeto familiar, reprovação e críticas de pessoas, mágoas, ressentimentos, perdas.
Pessoas com auto-estima, afetada por alguma das causas citadas, geralmente se fecham e colocam uma máscara para esconder seus complexos.

A mulher, em particular, presta mais atenção às opiniões das pessoas, dá mais ouvidos aos elogios e críticas, se preocupa muito com a aparência e, por isso, é mais propensa a sentir-se inferior, complexada e a ter sua auto-estima oscilando conforme as circunstâncias da vida.

A mulher cristã deve guardar com muito cuidado seu coração e ter a auto-estima equilibrada segundo o que a bíblia diz ao seu respeito.
coracao“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.”
(Provérbios 4:23) 

A mulher cristã não segue os padrões que o mundo determina, mas aqueles que a palavra de Deus determina.

A mulher cristã tem muitos modelos na bíblia de mulheres virtuosas, corajosas, sábias e cheias de fé, mas seu modelo padrão a ser seguido é o de Jesus Cristo!

O Senhor Jesus nos deixou o modelo de como termos a auto-estima equilibrada, de sabermos quem somos em Deus, de sabermos pensar, agir e falar corretamente.
Deus nos criou à Sua imagem e semelhança, por isso precisamos saber que somos feitura de Deus, uma boa obra das mãos do criador e tão amadas que o Pai enviou seu próprio filho para morrer em nosso lugar e ser o Nosso Modelo!

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2: 10)

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” (Gênesis 1: 26)

“E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom;” (Gênesis 1: 31a)

Precisamos nos valorizar assim como Deus nos valoriza.

Valorizar-se não significa orgulhar-se. Não somos nada sem Deus, somos apenas narinas cheias de ar e nada nos garante que teremos a próxima respiração como diz o pastor Paul Washer, mas precisamos saber quem somos em Deus, que somos muito amadas e preciosas para o REI dos reis e que nada nem ninguém pode tirar o valor que temos para Deus.

Em Jesus temos a cura para todas as feridas adquiridas, a libertação de todas as mágoas, ressentimentos, complexos. Somente em Cristo é que conseguimos ter a vitória sobre tudo o quanto nos impede de nos aceitar como somos.
Achei muito interessante o que a Joyce Meyer comentou sobre isso, ela escreveu em um dos seus livros o seguinte:

“Deus pode e vai nos ajudar a mudar nosso comportamento, mas neste meio tempo, Ele nos aceita como somos e precisamos fazer o mesmo.”

Precisamos nos aceitar, então encontraremos o equilíbrio para a auto-estima e seremos mais seguras e livres para usufruir a vida que Deus tem para nós!

MaryLembram-se de Maria Madalena? Uma mulher que era cheia de demônios e pecados (Lucas 8: 1-3) ao encontrar-se com Jesus foi liberta e se tornou uma discípula fiel que amava a Jesus intensamente (Mateus 27: 55-56; Marcos 16:9). Assim como Maria Madalena, temos muitos exemplos de mulheres que, após conhecer a Deus e seu chamado, descobriram o seu valor e foram fundamentais para acontecimentos importantes, os quais estão registrados na bíblia para todas as gerações.

Que possamos descobrir o nosso valor, o valor que Jesus nos dá através de Seu sangue que liberta! Fomos criadas para sermos livres em Deus, e essa liberdade encontramos somente em Cristo.

Que possamos ser mulheres que vencem os complexos e os medos através do amor de Deus (1ª João 4: 18), com superação e ousadia para sermos usadas pelo Senhor para grandes feitos, como auxiliadoras, intercessoras, ajudadoras, que amam, servem e obedecem à voz do mestre Jesus.

gemstonesQue sejamos exemplos de mulheres virtuosas, que são além de aparências, bonitas por fora mas principalmente por dentro, que produzem frutos que permanecem.

O nosso valor excede ao de rubis, amadas de Deus!!! (Provérbios 31: 10)

Feliz dia internacional da mulher!!!

No Amor dAquele que nos entreteceu (Salmos 139: 15) e nos formou para sermos virtuosas,

Lennara de Freitas.

(Castanhal-PA, 08 de Março de 2013)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: